Cooperrensino

               

                 Eram constantes os movimentos grevistas dos profissionais da educação na segunda metade da década de oitenta. Assim, no segundo semestre do ano de 1991, novamente a greve desses profissionais paralisava as aulas para reivindicação de melhorias salariais e pontualidade nos vencimentos. A situação preocupava os pais dos alunos ao verem seus filhos por longos períodos sem aula e quando em aula, as classes eram superlotadas porque o número de escolas e salas era reduzido e insuficiente, necessitando improvisação de espaços para o desenvolvimento das aulas.

                    Visto que não havia solução em curto prazo, muitas famílias da comunidade preocupadas com a situação, criaram um grupo de estudos que buscasse alternativas viáveis. A greve perdurava e já ameaçava o ano letivo dos alunos e não havia perspectivas de construção de mais escolas ou novas salas para o ano seguinte.  A comissão criada para busca de alternativas trouxe para a comunidade três possibilidades: a) A criação e implantação de uma escola particular; b) Criação de uma Fundação Educacional; c) Criação de uma Cooperativa de Ensino. Em uma reunião pública realizada no dia 18 de setembro de 1991, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Água Boa decidiu-se pela criação de uma Cooperativa de Ensino formada por pais e professores. A entidade passou a chamar-se “Cooperativa de Ensino de Água Boa Ltda – COOPERENSINO”. Nos meses de outubro a dezembro houve toda a organização legal e documentária da Cooperativa bem como, a criação da Escola de Educação Básica Rui Barbosa que seria mantida pela Cooperativa.

                    No início do ano letivo de 1992 a escola já funcionava atendendo alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, com implantação gradativa das demais séries. Concluída a implantação deste em 1998, a escola providenciou a criação e autorização para funcionamento do Ensino Médio que teve início de funcionamento em 1994 com a 1ª (primeira) série, em 1995 com a 2ª (segunda) série e em 1996 com a 3ª série, ano que aconteceu a formatura da 1ª turma da instituição.

                        Inicialmente a escola funcionou em prédio alugado e posteriormente adquiriu terreno e construiu sede própria, a qual abriga a Escola de Educação Básica Rui Barbosa até hoje. O Sistema de Ensino Positivo foi adotado pela Escola de Educação Básica Rui Barbosa no ano de 1992 visando proporcionar uma educação de qualidade e que fizesse a diferença na vida escolar de seus alunos